domingo, 15 de maio de 2011

Oswald de Andrade - Gustavo Pinho n.13

José Oswald de Sousa de Andrade Nogueira nasceu em São Paulo no dia 11 de janeiro de 1890 e morreu em São Paulo no dia 22 de outubro de 1954, foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro, era filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade, fundou em 1911 o jornal semanal O Pirralho. Em 1912, viajou à Europa e lá tomou contato com as novas idéias literárias. De volta ao Brasil, continuou no jornalismo e passou a escrever os primeiros poemas e romances.


Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo, sendo o mais inovador entre estes.

Um dos mais importantes introdutores do Modernismo no Brasil, foi o autor dos dois mais importantes manifestos modernistas, o Manifesto da Poesia Pau-Brasil e o Manifesto Antropófago, bem como dos dois únicos livros de poesia o Pau-Brasil (1925) e Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade (1927). A influência do poeta estende-se claramente até os dias atuais.


Pau-Brasil (1925)

Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade (1927)


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oswald_de_Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário